sábado, 12 de julho de 2008

• Sobre capítulos curtos...

Muitas pessoas têm me falado que os meus capítulos estão curtos demais e eu queria dar uma palavrinha sobre isso.

Acho que cada pessoa tem o seu jeito de escrever e desenvolver a história.

Eu, por exemplo, curto fazer um capítulo para cada tema central. Mudo de cena quando o que se está discursando modifica, ou quando quero dizer que, ao mesmo tempo em que ocorre uma situação, outra também acontece noutro lugar.

Curto muito Machado de Assis e como ele consegue, em seus livros, prender a nossa atenção com suspenses que, às vezes, parecem ser tão bobos, mas que possuem uma magnitude tão grande e tão rica, que modificam toda a singularidade da sua obra. E é nele que eu me inspiro para escrever minhas fanfics, minhas histórias e até os meus poemas.

Pode até ser, que quando comparada às outras histórias, os capítulos da minha sejam menores, mas... vamos com calma. Quem já leu "Memórias Póstumas de Brás Cubas" sabe do que eu estou falando. Na página 158, no Capítulo CXXXVI, intitulado como "Inutilidade", Machado de Assis põe a seguinte e única frase:

"Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil."

Dito isso, próximo capítulo: CXXXVII - A Barretina. Este, ocupando uma página. Próximo capítulo: CXXXVIII - A um crítico. 9 linhas. Próximo capítulo: CXXXIX - De como não fui ministro d'Estado. Reparem neste último:

......................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................................

Próximo capítulo: CXL - Que explica o anterior. Pouco mais de 32 linhas. E este livro é considerado uma Obra Literária. Cai, até hoje em vestibular! Então... quem disse que há uma regra estipulando o tamanho do capítulo?

Um dia me disseram que... "um escritor só existe se tem a liberdade para expressar suas idéias da maneira que lhe convir". Por isso, acho que é muito particular me pedir um capítulo maior, quando o tema já foi desenvolvido o suficiente para dar continuidade à história.

Não estou dizendo que não aceito críticas. Eu aceito sim, e agradeço por elas existirem, porque é com elas que aprendo que posso melhorar um pouco mais. Mas nem por isso, posso deixar de falar o que eu penso a respeito do assunto, certo?

Ah! E por favor, não confundam... eu não quero me comparar à Machado de Assis... rs e nem acho que minhas fanfics possam ser, um dia, consideradas Obras Literárias... akoskaoskaoksoaksokaoskas

É isso, beijokas aos amigos do AS e do Nyah!

2 comentários:

Anônimo disse...

Perdão a demora por vir comentar, mas vamos lá:
Você tem razão quanto a isto, eu li um livro há algum tempo que o capítulo 13, se não me engano, só tinha uma frase. Mas acontece que fanfics são diferentes de livros. No livro, mesmo que tenha um capítulo minúsculo, como só pontos ou algo do gênero, você pode ir para o próximo sem problemas, já uma fanfic não - você tem que esperar. Eu não digo e nunca disse que capítulos pequenos são ruins, pelo contrário, capítulos grandes demais são horríveis e muito cansativos de ler e os menores prendem mais a atenção - o que é o caso da sua fanfic. Os que reclamam na verdade não sabem o quão trabalhoso é escrever.

Beijos.

R.a.c.k.y.s disse...

Aaaah discordo do carinha aqui de cima, uma vez que não existe regra para criar nenhum tipo de texto. Isso é limitar a criatividade de qualquer escritor. Está certinha, amoUr..